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Clarice López de Alda (ao centro) e demais integrantes do Instituto GRPCom: esforço premiado | Marcelo Elias/ Gazeta do Povo
Clarice López de Alda (ao centro) e demais integrantes do Instituto GRPCom: esforço premiado| Foto: Marcelo Elias/ Gazeta do Povo

EFICIÊNCIA

Resultados atestam a eficiência do Ler e Pensar. Confira alguns números com base em pesquisas feitas junto aos educadores participantes do projeto:

- 90% dos 27 municípios atendidos pelo projeto em 2010 elevaram sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média passou de 4,62, em 2007, para 4,92 no ano passado.

- 92% dos professores participantes aprovam e reconhecem a proposta, a metodologia, a importância e os resultados do projeto.

- 96% dos docentes apontam que os principais benefícios do Ler e Pensar são: incentivo à leitura, melhoria na interpretação e produção de textos; e compreensão dos conteúdos curriculares, pois o jornal dá significado ao ensino e à aprendizagem.

- 85% dos professores participantes dizem que o projeto aproxima os conteúdos escolares da realidade do aluno, tornando a aprendizagem mais fácil.

- 87% desses educadores envolvidos com o Ler e Pensar afirmam que as atividades sugeridas pelo projeto, por meio do Boletim de Leitura Orientada (Bolo), impactaram positivamente na comunidade escolar.

- 95% dos professores participantes constataram que o projeto provocou melhorias no desenvolvimento intelectual e comportamental dos alunos.

Os 11 anos de incentivo à leitura de jornais por crianças e jovens de até 25 anos renderam à Gazeta do Povo, através do projeto Ler e Pensar, o Prêmio Mundial de Jo­­vens Leitores da Associação Mun­­dial de Jornais e Editores de No­­tícias (WAN, na sigla em inglês). Es­­ta é a primeira vez que um jornal brasileiro leva o principal prêmio da categoria Newspapers in Educa­tion, denominada "Excelência Duradoura". O prêmio reconhece internacionalmente iniciativas de jornais que desenvolveram, nos últimos 24 meses, as melhores atividades voltadas a leitores infanto-juvenis. O anúncio do vencedor foi feito ontem em Porto Alegre (RS).

"Trabalhamos arduamente para isso. É um projeto sério que vem sendo construído nos últimos 11 anos com a parceria das universidades. Conseguimos um resultado muito interessante", diz a diretora-executiva do Instituto GRPCom, Claric­e López de Alda. O instituto é o res­­ponsável pelo Ler e Pensar. Ao longo de mais de uma década, foram atendidas cerca de mil escolas públicas e particulares do Pa­­raná, envolvendo 11 mil professores e 600 mil alunos. Somente em 2011, estão cadastrados 27 municípios, 1.759 professores e 70 mil estudantes.

Os projetos vencedores, um por categoria, recebem um prêmio de mil euros e a inscrição para o 63.º Congresso Internacional de Jor­­nais, que ocorre de 12 a 15 de outubro em Viena, Áustria. Além da ca­­tegoria principal, a WAN premiou três outras categorias: "Cone­xão com dispositivos móveis", "Prê­­mio Natasa de Redação Jor­­nalística" – para a iniciativa de parque gráfico destinada a familiarizar os jovens com o mundo da produção de jornais – e a categoria "NIE Digital", voltada aos educadores que desenvolveram o me­­lhor conjunto de planos de aula que usam versões eletrônicas de jornal.

Recurso

No caso do Ler e Pensar, o projeto funciona da seguinte forma: es­­colas e professores recebem a Ga­­ze­­ta do Povo para trabalhar o con­teúdo com os alunos em sala. As­­sim, o jornal passa a ser um recurso pedagógico facilitador e de estímulo à leitura. "Muitas crianças nunca tinham visto o jornal antes, porque em casa os pais não tinham o hábito de leitura. Isso passa a ser uma novidade para elas e, dessa forma, os professores conseguem fazer coisas incríveis. As crianças aprendem, por exemplo, a diferenciar os diversos tipos de discursos existentes no jornal. Percebem que o anúncio publicitário é diferente da reportagem e da charge", explica a jornalista Marleth Silva, conselheira do Ler e Pensar.

Além de ter a Gazeta gratuitamente, a cada 15 dias as escolas recebem o Boletim de Leitura Orientada (Bolo), com sugestões de atividades a serem produzidas a partir das matérias publicadas no jornal. Há fundamentação pedagógica que segue os parâmetros curriculares municipais de cada área do conhecimento. O projeto prevê ainda a formação continuada dos professores, elaboração e distribuição de material didático em parceria com universidades.

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