Uma geada de proporções inimagináveis para o imaginário coletivo de outubro vai acabar com todo o clima de verão e fim do ano a partir deste sábado (29) na região Sul do Paraná. De acordo com o Simepar, o final de semana pode amanhecer coberto de gelo em General Carneiro, União da Vitória e Palmas, as cidades mais frias do estado, com previsão de variação térmica entre 4° C e 18° C.
Confira a previsão do tempo para a sua cidade
Embora os campos não devam ficar brancos por aqui, Curitiba não escapa dessa condição de frio e deve registrar 6° C ou 7° C no sábado, mas a sensação deve ser ainda pior por conta da umidade vinda do oceano Atlântico. O final de semana deve ser nublado e gelado para quem aproveita o recesso do Dia do Funcionário Público, nesta sexta-feira (28), ou para quem “aquece” os tambores para a quarta-feira (2).
Primavera sem calor? Chances de La Niña podem segurar os termômetros na nova estação
E todo esse resfriamento das temperaturas deve começar já nesta quinta-feira (27) no Sul do país. “Uma massa de ar polar está chegando ao Paraná. Tem um ciclone na altura do Uruguai que empurra o ar gelado para o Sul do Brasil. Entre hoje e amanhã [sexta-feira], as temperaturas vão caindo gradativamente. Nesta quinta-feira as mínimas são esperadas para a noite. A partir de sexta, para o começo da manhã, logo cedo”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
Para o especialista, o comportamento da primavera de 2016 tem sido justamente a instabilidade. “O tempo vinha em um ritmo bom para o mês. Com calor, chuvas. Mas essa oscilação até a metade da primavera é normal. Talvez a partir de agora comece a se encaminhar para uma situação mais rara de frio. Mas só a partir do final da semana que vem”, resume.
De acordo com a previsão para o estado, uma nova onda de resfriamento polar vem do Sul depois do Dia de Finados, mas ainda não é possível dimensionar o seu tamanho e impacto porque está muito distante.
Sexta gelada em todo o Paraná
Nesta quinta-feira (27), a instabilidade atmosférica segue elevada entre o Centro, o Leste e o Norte do Paraná, com chuvas finas durante a manhã. Nos demais setores, o dia já amanhece sem chuvas, mas ainda registra a presença de nuvens. Durante a tarde, a nebulosidade diminui em praticamente todo o estado, com o gradual afastamento das áreas de chuva para o Sudeste e o avanço de um ar mais seco e frio.
Já a sexta-feira (28) será de tempo bem estável, sem chuvas, mas com temperaturas baixas logo nas primeiras horas do dia em todo o Paraná. No Litoral, há um alerta de condição de mar mais agitado, inclusive com condições para ressaca em algumas praias no fim de semana.
No Norte, os termômetros ficam na casa dos 15° C. Em Foz do Iguaçu, podem ficar abaixo de 10° C. E Guarapuava, na região central do estado, pode conviver com 5° C nos próximos dias.
Finados chuvoso
“Para variar, Finados chove”, resume Jacobsen. Segundo o Simepar, a chuva deve voltar à Curitiba na quarta-feira (2) da semana que vem, durante o feriado. Em todo o Sul, o tempo começa a mudar já na terça-feira (1.°), com novas pancadas mais fortes. “A virada será na terça para quarta-feira. No Sul como um todo vai chover. No Paraná, chove mais na quarta-feira. Finados sempre chove”.
Conanda aprova aborto em meninas sem consentimento dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora