São Paulo - A Justiça de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) decidiu ontem que a Uniban deve abonar as faltas da aluna Geisy Arruda, hostilizada por usar um microvestido rosa durante as aulas, e permitir que ela faça as provas para concluir o semestre acadêmico.
A informação foi divulgada por seu advogado, Nehemias Melo, que entrou com ação por danos morais contra a Uniban a indenização solicitada é de R$ 1 milhão na semana passada. Na mesma ação foi pedida uma liminar (decisão provisória) para que Geisy concluísse o curso de Turismo. O advogado diz que ela já decidiu não continuar na Uniban, mas quer terminar o semestre para pedir transferência para outra universidade.
De acordo com Melo, Geisy não fez os exames porque a universidade não garantiu sua segurança. Ele afirmou ter negociado com a Uniban a presença de seguranças para escoltar a cliente durante um mês, mas, como não houve acordo, decidiram pedir à Justiça que julgasse a questão com urgência. A reportagem não conseguiu localizar os advogados da universidade.
Geisy foi xingada nos corredores da universidade no dia 22 de outubro por usar um microvestido rosa. O tumulto foi filmado pelos próprios alunos e os vídeos acabaram na internet. Os advogados da aluna procuraram a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que instaurou inquérito para investigar o caso. Ainda segundo os advogados de Geisy, a estudante teria sido vítima de crimes como difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, cárcere privado, ato obsceno e incitação ao crime.
À época do tumulto, a Uniban decidiu expulsar a jovem, mas recuou pouco depois. No anúncio da expulsão, a universidade afirmou que "no dia da ocorrência dos fatos, a aluna fez um percurso maior do que o habitual aumentando sua exposição e ensejando, de forma explícita, os apelos dos alunos".
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião