Tucanos frisam corrupção do PT
Curitiba As propostas do candidato à Presidência do PSDB, Geraldo Alckmin, também não fogem do tom eleitoreiro. Ao mesmo tempo em que faz duras críticas à suposta corrupção do governo Lula, demonstra medo de apontar falhas em ações petistas que angariam votos, como o Programa Bolsa Família.
"O Bolsa Família é puro assistencialismo. É uma decepção que Alckmin diga que vai continuar e expandir esse programa", afirma Roberto Romano, da Unicamp. O motivo do apoio é simples: o programa é "uma das maiores máquinas de conquistar votos da Améri-ca Latina", descreve Antônio Testa da UnB, "e ninguém é bobo para criticá-lo", completa.
Um aspecto positivo, por outro lado, são as propostas tucanas para os problemas urbanos. "O nível de detalhamento mostra que o texto é de uma equipe que governou um grande estado", analisa Luciana Veiga, da UFPR.
Fragmentos
Micro e pequenas empresas
* Estimular a formação de consórcios para exportar e para participar de licitações realizadas por órgãos e entidades do governo federal (...).
* Estabelecer programa de simplificação tributária e desburocratização (...).
* (...) expandir o crédito e o microcrédito, com base em política monetária realista.
"É muito interessante que o candidato tenha assumido a defesa da micro-empresa, um projeto mais realista do ponto de vista da preocupação da retomada do crescimento."
Roberto Romano
"O Alckmin, ao contrário dos outros candidatos, teve sensibilidade para levantar a questão do pequeno empreendedor".
Antônio Flávio Testa
Ensino Médio
* Estimular a criação de disciplinas práticas e semiprofissionalizantes voltadas para o domínio de tecnologias básicas e desenvolvimento de habilidades para o trabalho.
"A valorização do Ensino Médio é um ponto estratégico que vem a colocar em cheque a política do atual governo, focada prioritariamente no ensino superior."
Roberto Romano
ProUni
* Expandir, via aperfeiçoamento do ProUni, o acesso dos segmentos mais pobres da população.
"O ProUni é um dos malefícios mais pesados feitos no governo Lula. E um partido de oposição que queira bater no governo Lula tem de bater aí, sem medo de perder votos. Algumas universidades privadas são fábricas de produção de lucro e poucas merecem inclusive o nome de universidade. É um grande erro incentivá-las."
Roberto Romano
Saúde
* (...) continuidade, manutenção e aperfeiçoamento do SUS.
"Acho que é um caminho bom, que funciona bem."
Roberto Romano
Bolsa Eletrônica
* (...) uso da Bolsa Eletrônica para todas as compras, aquisições e contratações de bens e serviços por parte do governo federal.
"É uma iniciativa importante para inibir o processo da corrupção."
Luciana Veiga
Onde achar o programa: www.geraldo45.org.brTempo de leitura: 2h37min