De discussões sobre os rumos do mercado editorial à cosplay de Gralhete a heroína da saga curitibana O Gralha , a Gibicon 2 Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba, que concentrou suas atividades no Museu Municipal de Arte (MuMa), trouxe perspectivas sobre o crescimento evidente de um filão e colocou a cidade, definitivamente, como trajeto essencial do mercado de HQs no Brasil.
Por quatro dias, mais de 20 mil pessoas, segundo a organização, passaram pelo MuMa e tiveram acesso a 13 exposições, 33 mesas, 16 palestras, 37 oficinas e inúmeros lançamentos estratégia adotada à maneira da FIQ-BH, em Minas Gerais, o maior evento do gênero no país. "Conseguimos concentrar toda a programação em um único local. O espaço funcionou muito, com horários mais adequados do que na edição anterior", afirma Fabrizio Andriani, coordenador e curador da Gibicon.
Se muitas mesas e palestras analisaram o mercado editorial e as formas de publicação não foram raros os embates sobre a dicotomia impresso-digital e as plataformas de financiamento coletivo os estandes, que se espalharam por três espaços e dois andares, reluziam. Em algumas lojas, a fila para pagar passava dos 20 minutos. "Foi a primeira vez que estive como autor e representando um selo. Foi incrível. Tive a oportunidade de conhecer de perto grandes quadrinistas e as vendas foram muito acima do esperado", diz o curitibano Richard Follmann, da Caçarola Editorial.
Pesos pesados
De grifes nacionais como Rafael Coutinho, Fábio Moon e Solda, passando por desenhistas consagrados no mercado editorial internacional, como Marcello Quintanilla e Carlos Magno, além dos arrasa-quarteirões Kim Jung Gi e David Lloyd, desenhista de V de Vingança, a Gibicon conseguiu traçar um panorama da produção contemporânea, apesar de alguns problemas técnicos, como uma "praça de alimentação" modesta, superlotação, principalmente no sábado, e acesso precário à internet, fatores que podem ser resolvidos em uma próxima edição. Público não faltará.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião