A Guarda Municipal de Curitiba atendeu a dois chamados por arrastões em ônibus da capital na tarde deste domingo (5). No primeiro caso mais de 10 pessoas foram roubadas e no segundo a guarda chegou antes que outros assaltos fossem feitos. No total, quatro adultos foram presos e um adolescente apreendido. Dois participantes dos assaltos, um em cada uma das circunstâncias, conseguiram fugir.
Por volta das 14 horas, a equipe do guarda municipal André dos Santos Falce fazia rondas pela região do Atuba. Ao lado do Centro de Regime Semiaberto Feminino de Curitiba estava parado um ônibus da linha Interbairros III. No lado de dentro, passageiros pediram ajuda aos guardas municipais. As pessoas dentro do coletivo relataram que três indivíduos, dois deles armados, fugiram após roubar o cobrador e vários passageiros.
“A equipe saiu em buscas e encontrou dois suspeitos que foram reconhecidos pelas vítimas. Um deles tinha simulacro de arma de fogo e outro com mochila com pertences das vítimas e uma faca. O terceiro integrante do bando, que está com a outra parte dos bens das vítimas, não foi localizado”, relatou André. O guarda contou que o ônibus e nove das vítimas do roubo foram encaminhados ao Centro de Triagem Sul (Ciac-Sul). André conta que um já esteve cinco anos na cadeia e outro também cumpriu 1 ano e oito meses. Os suspeitos têm 31 e 35 anos.
Por volta das 16 horas a Guarda Municipal recebeu a denúncia de que um assalto estava em andamento em um ônibus da linha Santa Cândida/Capão Raso. O ônibus seguia para o Capão Raso e estava no Centro na hora do roubo. Pouco depois da Estação Central, o coletivo foi parado e os suspeitos de praticarem o crime tentaram fugir. Dois jovens e um adolescentes foram capturados. O quarto participante do roubo fugiu. Um celular que tinha sido roubado foi recuperado pelos guardas. “O menor foi encaminhado para a Delegacia do Adolescente e os demais para o 1.º Distrito Policial”, disse o supervisor Adalto Brasil da Costa, da Guarda Municipal.