Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aeroportos

Gol cancela os três voos previstos para o início da manhã em Curitiba

Os três voos da companhia aérea Gol previstos para sair do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, até as 9 horas desta terça-feira (3) foram cancelados. Os voos chegariam de Maringá, no Noroeste do estado, do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para então seguir viagem. Um voo da Tam, que seguiria para o Rio de Janeiro às 10h35, também foi cancelado.

De acordo com a Gol, os passageiros desses três voos devem ser transferidos para um outro avião da empresa, que deve deixar o aeroporto por volta das 10h10.

Levantamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgado às 13 horas desta terça-feira mostra que o movimento nos aeroportos está se normalizando no País, após um fim de semana problemático com registros de vários atrasos e cancelamentos. Até as 13 horas, entre os 1.127 voos programados para o período, 203 (18%) estavam atrasados em todo o País. Outros 47 (4,2%) foram cancelados.

Os voos da companhia aérea Gol eram a maioria dos atrasados. Do total de 398 voos da empresa previstos para esta terça, até as 13 horas, 145 (36,4%) registraram atrasos de mais de meia hora. Outros 34 (8,5%) foram cancelados. No Aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, 17 voos foram cancelados de um total de 63 e quatro foram cancelados. No Santos Dumont, também no Rio, entre os 76 voos previstos, dez foram cancelados e outros dez estavam atrasos.

Em São Paulo, a situação estava bem melhor para os passageiros. Dos 109 voos previstos no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, 12 foram cancelados e 17 estavam atrasados até as 13 horas. Já no Aeroporto de Guarulhos, 18 voos, de um total de 97, estavam atrasados e três foram cancelados.

Procurada pela reportagem da Gazeta do Povo nesta terça-feira, a companhia aérea Gol informou que os atrasos nos voos ainda eram um reflexo da situação enfrentada no fim de semana. A companhia havia informado, em nota, na segunda-feira (2), que os atrasos foram resultado do "intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira (30)". A Gol explicou que, neste dia, algumas tripulações "atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impedidos de seguir viagem, o que gerou um efeito em cadeia". De acordo com a empresa, o período de retorno das férias escolares também colaborou para o aumento dos problemas.

Aeroporto de Maringá fica fechado por 17 horas por causa do nevoeiro

Os principais aeroportos do Paraná operavam normalmente na manhã desta terça-feira (03), por volta das 7h45, com exceção do Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, no Noroeste do Paraná, que ficou fechado por 17 horas. O terminal reabriu para decolagens por volta das 10h30 desta terça-feira (3). No entanto, nehuma aeronave está em solo aguardando voo. O terminal continua fechado para pousos desde às 17 horas de segunda-feira (2), por causa do mau tempo.

De acordo com o balcão de informações do local, não há previsão para retomada das atividades. Até às 10h30 desta terça-feira, cinco voos já haviam sido cancelados, entre eles um da Gol, rumo a Curitiba e um da Trip, para Londrina.

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, operava por instrumentos desde as 16h30 de segunda-feira (2). Com isso, por volta das 13 horas, havia 16 voos atrasados no terminal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Além disso, três voos da Gol e um da Tam foram cancelados.

Os outros terminais do interior do estado também estavam abertos para pousos e decolagens. O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, operavam de modo visual na manhã desta terça-feira.

A Infraero não registrou atrasos e nem cancelamentos no terminal de Londrina. Já no aeroporto de Foz do Iguaçu, um voo havia sido cancelado até as 8 horas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.