Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
mapeamento

Google terá Curitiba em 360 graus

Equipado com 15 câmeras, carro do Google Street View percorreu ontem ruas centrais de Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Equipado com 15 câmeras, carro do Google Street View percorreu ontem ruas centrais de Curitiba (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

Uma caminhonete toda colorida, com um sistema formado por 15 câmeras fotográficas instalado no teto, circulava ontem pelas ruas centrais de Curitiba. A partir dessa "engenhoca" a cidade será toda mapeada para o Google Street View – recurso que exibe mapas em 360 graus de várias localidades lançado pelo site em 2007 e que finalmente chega à capital paranaense.

A captura das imagens começou nesta semana, mas o Google não informa quanto tempo vai demorar nem quantos carros estão na cidade. Por meio de sua assessoria de im­prensa, a empresa também não confirmou quando as imagens de Curitiba entram na rede. Informou que isso pode acontecer aos poucos, por regiões. O Street View é um serviço adicional do Google Maps, que possui um conjunto de mapas de todas as cidades e ruas do mundo.

O projeto também está mapeando outras capitais e atualizando as fotos de São Paulo. A proposta do Google é, até 2014, oferecer o serviço em todas as cidades que receberão jogos da Copa do Mundo. Desde outubro do ano passado, 51 cidades brasileiras estão mapeadas – São Paulo e Rio de Janeiro, com suas regiões metropolitanas, e algumas cidades históricas de Minas Gerais, como Congonhas, Mariana, Tiradentes, Diamantina e Ouro Preto, além da capital Belo Horizonte.

Frota

Ao todo, 82 carros estão no Brasil fazendo o serviço de captura das imagens – os modelos Fiat Stilo foram substituídos recentemente por caminhonetes Captiva, da Chevrolet. Cada uma delas têm 15 câmeras (anteriormente eram nove), segundo explica uma nota publicada no blog do Google. O texto ainda sugere: "Se você vir um carro com um logotipo do Google Street View passando perto de você, acene e sorria!"

Isso não significa, no entanto, que alguém vá aparecer sorrindo nos mapas. Na captura de imagens de ruas movimentadas, nas quais aparecem muitas pessoas, o Google utiliza um software que borra os rostos e as placas dos carros automaticamente, para evitar que elas sejam identificadas e, segundo a empresa, garantir a privacidade das pessoas. Caso alguém se identifique, pode entrar em contato com a empresa e pedir a remoção da imagem.

As máquinas fotográficas instaladas nos carros captam imagens do horizonte e do céu, fornecendo uma imagem de 360 graus na horizontal e 280 graus na vertical. Ao fotografar as ruas, um GPS marca as imagens para que o computador identifique onde é o local.

Serviço:

Para usar o Google Street View é preciso acessar o site maps.google.com. Ao encontrar a rua procurada, basta arrastar o bonequinho amarelo Pegman, localizado no canto superior esquerdo da tela, ou dar a ampliação máxima no mapa. Para "caminhar pelas ruas", basta clicar nas setas presentes na imagem, fazendo com que o usuário siga para a próxima tela. Para visualizar a imagem, é necessário clicar e arrastar o mouse.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.