Sistema indica rotas que nem sempre são as mais adequadas| Foto: CesarBrustolin/SMCS

Impressões

Jornalistas da Gazeta do Povo que usam o transporte coletivo também fizeram testes com o Google Transit. Veja o que eles acharam:

"Os trajetos parecem corretos, mas mostrar o número em destaque em vez do nome da linha confunde um pouco."

Amanda Audi

"Há pontos onde é possível pegar três ou quatro linhas de ônibus no mesmo lugar, mas a ferramenta não avisa essa possibilidade, deixando o passageiro com menos opções quando chegar ao ponto e com um risco maior de ter de esperar mais por um ônibus."

Guido Orgis

"A maioria das rotas é plausível, mas algumas pecam por não seguir a lógica da integração. Algumas sugerem pagar duas passagens, o que não seria necessário."

Katia Brembatti

"O tempo que cada trajeto leva é bem próximo do real. Eu usaria o sistema, mas não deixaria de conversar com alguém para ter certeza."

Katna Baran

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Interatividade

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Lançado em Curitiba no último dia 13, o Google Transit, serviço que ajuda o usuário do transporte coletivo a montar itinerários para chegar a diferentes lugares da cidade, é uma boa ferramenta para quem quer se deslocar de um lugar a outro. Ao incluir sua localização e seu destino, o sistema sugere as linhas de ônibus mais próximas, além de indicar o horário de saída dos veículos. A Gazeta do Povo fez testes em diferentes dias, linhas, locais e horários para verificar a qualidade das informações do Transit e chegou à conclusão: ele funciona, mas quem não conhece a cidade pode gastar mais tempo e dinheiro do que o necessário.

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Em um teste feito com uma rota que saía da rua Pedro Ivo em direção ao Novo Mundo, o Transit sugeriu caminhar 450 metros até o tubo da Estação Central para pegar o ônibus expresso Santa Cândida/Capão Raso. No entanto, embarcar no ônibus da Praça Eufrásio Correia, ainda que requeira uma caminhada um pouco maior, poupa passar por dois tubos e, com isso, leva menos tempo.

Para ir do Centro em direção à Santa Felicidade, a primeira sugestão apresentada pelo Transit foi o ônibus São Bernardo, que seria o ideal por não requerer troca de veículos. As outras possibilidades, no entanto, ficaram fora de mão: uma indicou uma caminhada desnecessária e outra mostrou uma rota que exigiria o pagamento de duas passagens.

Usuários do transporte coletivo aprovaram o Transit, mas com ressalvas. Claire de Oliveira, que vai do Alto Boqueirão ao Centro, recebeu, entre outras, a sugestão de pegar três ônibus e caminhar 750 metros, o que levaria 1h21. "Eu pego apenas um ônibus que é bem mais rápido. A ideia é boa, mas, perguntando para os outros, encontro caminhos que requerem pagar apenas uma passagem", opina.

A manicure Esthfani Meira, que sai do Terminal do Boqueirão e segue em direção à Praça Carlos Gomes, concorda. "Acho mais fácil me informar de outra maneira", comenta.

A Urbs reconhece que algumas rotas apresentadas não são as ideais e enfatizou que o sistema ainda está sendo aprimorado. Caso alguém note falhas, a empresa pede para ligar para a central 156. O Google informou que está trabalhando constantemente para aperfeiçoar seus serviços e que, no momento, não há planos de expansão do Transit para outras cidades do Paraná.

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Por enquanto, a ferramenta funciona como um bom ponto de partida para quem precisa de orientações sobre como se locomover por Curitiba usando o sistema de transporte coletivo. Mas ainda não elimina a importância de conversar com conhecidos ou pessoas que peguem ônibus para ter certeza que não irá se perder ao longo do trajeto.