Os governadores de oito estados vão entregar nesta terça-feira, às 15h30m, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma proposta para tentar solucionar a crise que atinge o agronegócio no país. O documento aponta a política cambial como principal responsável pelas dificuldades dos produtores, que têm tido queda de renda com a valorização do real em relação ao dólar.
Outro problema apontado pelos governadores é o aumento dos custos de produção, principalmente com combustíveis. Segundo eles, enquanto em novembro de 2002 o óleo diesel custava US$ 70, o correspondente a sete sacas de soja por hectare, em abril deste ano ele passou a custar US$ 200, ou 20 sacas de soja por hectare.
Entre as propostas que os governadores vão apresentar ao governo estão a prorrogação de dívidas dos produtores com o sistema bancário, a desoneração tributária de insumos agrícolas e também do óleo diesel.
Os governadores estão reunidos no Congresso com representantes do setor rural e com o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para debater soluções para o setor.