Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Governo alerta população para vacinar-se contra a rubéola

A Secretaria da Saúde lançou um alerta nesta terça-feira (28) para que a população vacine-se contra rubéola, que está tendo casos confirmados em diversos estados. Segundo a Agência Estadual de Notícias, deve redobrar os cuidados quem pretende viajar.

"Neste mês quatro casos de rubéola foram confirmados em Cascavel. Assim como o Paraná, outros 11 Estados também tiveram registros da doença neste ano. Por isso, a orientação é para que pessoas que forem viajar para outras regiões do país procurem uma Unidade de Saúde para receber a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola", explicou a chefe do Centro de Diagnóstico e Informações em Saúde da Secretaria da Saúde, Inês Vian, à agência.

Entre os Estados com casos confirmados de rubéola estão Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Quem está com a vacinação em dia não precisa tomar novamente a vacina. Mas para aquelas pessoas que não tem comprovante de vacinação ou com idade entre 11 e 19 anos e receberam apenas uma dose é importante que a segunda dose seja aplicada. Crianças que receberam a vacina no primeiro ano de vida devem receber a segunda dose entre 4 e 6 anos.

Doença

A rubéola, infecção causada pelo vírus da rubeola, se caracteriza por sintomas como febre, manchas avermelhadas na pele, dor nas articulações e presença de gânglios. Esta doença é mais perigosa quando acomete mulheres grávidas, pois pode causar sérios problemas de saúde para o bebê.

Os últimos registros da doença no Paraná ocorreram em 2002, e o último caso de Síndrome de Rubéola Congênita, em 1999. A síndrome ocorre quando a gestante entra em contato com vírus da rubéola e o vírus é transmitido para o bebê ainda em formação. Essa síndrome pode provocar aborto espontâneo, além de problemas de saúde para o bebê como surdez, retardo mental e até cardiopatia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.