Brasília Sem pompa nem circunstância, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem um pacote de medidas para os aposentados e pensionistas do INSS e reconheceu que "é pouco" o aumento real de 1,5% concedido aos benefícios previdenciários acima de um salário mínimo. O reajuste, que é retroativo a 1.º deste mês, beneficiará 8,2 milhões de aposentados e pensionistas.
O aumento de 5% destoa do reajuste de 16,7% aplicado ao salário mínimo no início do mês. "É verdade que 1,5% de aumento real é pouco. Mas é verdade também que nós já fizemos tantas greves e não conseguimos nem 1,5%, voltamos a trabalhar de mão abanando. Quisera Deus que todos os trabalhadores do mundo tivessem 1% acima da inflação. Significa que em 10, 15 ou 20 anos eles praticamente poderiam dizer que dobrariam seu poder aquisitivo", disse Lula.
O presidente explicou que o aumento real só foi possível porque a Previdência já conseguiu economizar R$ 1,2 bilhão com os primeiros resultados do censo dos aposentados e pensionistas, que começou no fim do ano passado.
Com o recadastramento, o Ministério da Previdência espera suspender, em um primeiro momento, mais de 240 mil aposentadorias e pensões irregulares.
O pacote de medidas é resultado de uma negociação entre governo e representantes dos aposentados. O acordo assinado ontem estabelece que a primeira parcela do 13.º salário de todos os aposentados será paga em setembro (com o benefício de agosto) e não em dezembro, como ocorreu até 2005. No ano que vem, o pagamento deverá ser antecipado para julho.
Medicamentos
Os aposentados e pensionistas ainda terão direito a desconto de 90% na compra de 200 medicamentos para tratamento de pressão alta e diabetes.
"O aumento foi razoável, mas o conjunto da proposta é que a gente pode dizer, não que é excelente, mas que é ótimo", comemorou o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical, João Batista Inocentini.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião