O governo anuncia nesta semana medidas para enfrentar a estiagem na Região Sul. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, apresenta o plano de ação nesta terça-feira (10) para a presidente Dilma Rousseff e deve divulgar as medidas voltadas aos pequenos produtores rurais até sexta-feira (13). O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, ressaltou, entretanto, que há previsão de chuvas para a região no final da semana.
Segundo Mercadante, a previsão do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), subordinado à sua pasta é de que a atual frente fria que atinge, principalmente, o Sudeste desloque-se para a Região Sul a partir de quinta-feira (12).
Entretanto, Bezerra Coelho relatou que se reuniu com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, a fim de discutir as medidas de socorro aos pequenos agricultores da Região Sul.
"Ano passado, o Ministério da Integração ofereceu apoio, sobretudo recursos ao fornecimento de água, através da contratação de carros-pipa, alimentos, mantimentos. Este ano, a demanda é por mais investimento de infraestrutura, reforçar a reserva de água, sobretudo nas comunidades da zona rural. É isso que estamos avaliando", concluiu o ministro.
- Estiagem atinge Rio Grande do Sul e já afeta 460 mil
- RS tem 107 municípios em emergência por estiagem
- Seca no Sul aumenta municípios em estado de emergência
- Estiagem deixa nove cidades do Paraná em situação crítica
- RS decretará emergência coletiva por causa de estiagem
- 87 cidades estão em situação de emergência em MG; chuva diminui intensidade
- Seca no sul do país afeta mais de 650 mil pessoas
- Municípios do RS e de SC declaram estado de emergência por falta de chuvas
- Estiagem no RS amplia situação de emergência no estado
- Seca leva 36 municípios do RS à situação de emergência