A construção do novo prédio do Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba está para sair do papel. O contrato para o início das obras foi assinado, na tarde de ontem, pelo secretário de Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques, e pelo diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Leon Grupenmacher. A sede será transferida da Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro da capital, para a Rua Paulo Turkiewicz, no Tarumã.
As obras serão executadas pela Construtora Projeto Novo, empresa de Cascavel que venceu a licitação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o investimento é de R$ 16,7 milhões, recursos que virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O terreno onde o prédio será construído pertence ao estado e a obra deve ser concluída em 18 meses. "É um projeto de arquitetura arrojada, que vai modernizar o IML", disse Cid Vasques. O prédio terá 6 mil metros quadrados.
A sede atual, onde o IML está locado desde 1975, passa por diversos problemas estruturais e falta de pessoal. Uma vistoria feita em 2011 pela Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) encontrou, inclusive, corpos empilhados, que causavam vazamento de chorume. O novo prédio deve acabar com o problema de espaço, segundo o diretor do IML, Porcídio Vilani, que também anunciou a contratação de médicos e químicos legistas. "A documentação toda já foi encaminhada e o edital deve sair em dois meses", afirmou. O IML de Curitiba atende 39 municípios.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora