Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bolsa-família

Governo bloqueia benefícios

O governo federal vai bloquear 500 mil benefícios do Bolsa-Família, sendo 11 mil no Paraná, por falta de informações sobre a frequência escolar dos filhos dos beneficiados, disse ontem o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, durante o programa semanal de rádio Bom Dia, Ministro. Na semana passada, 975.601 benefícios em todo país foram bloqueados por falta de atualização cadastral.

"Em 2009 suspendemos 1 milhão de benefícios de famílias que não atualizaram seus dados de cadastro. Vamos agora suspender mais 500 mil benefícios por conta do controle da condicionalidade escolar", afirmou.

O ministro citou como exemplo o Paraná, onde 31.550 benefícios foram bloqueados por conta da falta de atualização dos dados do cadastro e 11.528 mil famílias pela questão escolar. "Isso mostra que há controle. Temos parceria com o Ministério Público, que fiscaliza os programas sociais do governo, especialmente o Bolsa-Família", justificou.

Cancelamento

Para regularizar a situação e ter o benefício desbloqueado, as famílias devem procurar o gestor municipal do programa, desde que, segundo o ministério, se enquadrem no critério do Bolsa-Família, ou seja, renda mensal per capita de até R$ 140. A partir de janeiro de 2010, o benefício que ainda estiver bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado.

O Bolsa-Família atende a um total de 12,4 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros. Segundo dados do ministério, são transferidos cerca de R$ 1,1 bilhão por mês para as famílias atendidas pelo programa. Para garantir o benefício, as famílias precisam atualizar os dados, como renda, endereço e escola dos fi­­lhos, pelo menos a cada dois anos. Além disso, é preciso manter os filhos na escola e a agenda de saúde deve estar em dia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.