O governo do Paraná firmou nesta terça-feira (15) um convênio para a construção do Hospital Sírio-Libanês do Paraná, que será construído em Curitiba a partir do primeiro semestre deste ano e deve entrar em funcionamento em 2016. O governador Beto Richa assinou o termo de cessão de uso do terreno do Estado onde será construído o hospital filantrópico (sem fins lucrativos).
A área de 10 mil metros quadrados fica na Rua Tamoios, no bairro Vila Izabel, próximo ao Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior. O terreno será concedido para utilização por 50 anos, prorrogáveis por mais 50. O hospital será mantido pela Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná (Saben) e contará com 220 leitos hospitalares, 40 deles de Unidade de Terapia Intensiva, com atendimento para usuários do SUS.
A primeira fase de construção do empreendimento contempla a instalação de uma unidade hospitalar, um centro de ensino e pesquisa com foco na capacitação profissional e um centro de diagnóstico e terapias ambulatoriais. O centro cirúrgico terá 14 salas.
Para suprir demandas reprimidas da saúde do estado, na primeira fase, oito especialidades médicas serão o foco do atendimento: oncologia, cardiologia, cirurgia bariátrica, urologia, proctologia, neurocirurgia, cirurgia do aparelho digestivo e ortopedia. Além disso, a mantenedora quer instalar um centro de transplantes de fígado, pâncreas e rins.
Utilidade Pública
Durante a cerimônia, o governador e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, também entregaram ao presidente da Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná, Rached Hajar Traya, o certificado de revalidação da lei que concede a entidade como Utilidade Pública Municipal.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora