O governo do Paraná firmou nesta terça-feira (15) um convênio para a construção do Hospital Sírio-Libanês do Paraná, que será construído em Curitiba a partir do primeiro semestre deste ano e deve entrar em funcionamento em 2016. O governador Beto Richa assinou o termo de cessão de uso do terreno do Estado onde será construído o hospital filantrópico (sem fins lucrativos).

CARREGANDO :)

A área de 10 mil metros quadrados fica na Rua Tamoios, no bairro Vila Izabel, próximo ao Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior. O terreno será concedido para utilização por 50 anos, prorrogáveis por mais 50. O hospital será mantido pela Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná (Saben) e contará com 220 leitos hospitalares, 40 deles de Unidade de Terapia Intensiva, com atendimento para usuários do SUS.

A primeira fase de construção do empreendimento contempla a instalação de uma unidade hospitalar, um centro de ensino e pesquisa com foco na capacitação profissional e um centro de diagnóstico e terapias ambulatoriais. O centro cirúrgico terá 14 salas.

Publicidade

Para suprir demandas reprimidas da saúde do estado, na primeira fase, oito especialidades médicas serão o foco do atendimento: oncologia, cardiologia, cirurgia bariátrica, urologia, proctologia, neurocirurgia, cirurgia do aparelho digestivo e ortopedia. Além disso, a mantenedora quer instalar um centro de transplantes de fígado, pâncreas e rins.

Utilidade Pública

Durante a cerimônia, o governador e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni, também entregaram ao presidente da Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná, Rached Hajar Traya, o certificado de revalidação da lei que concede a entidade como Utilidade Pública Municipal.