Um dia após criar as três primeiras unidades de conservação ambiental na Amazônia de seu mandato e a poucos dias da disputa eleitoral do segundo turno contra Aécio Neves (PSDB), a presidente Dilma Rousseff publicou ontem um novo conjunto de mais três unidades, desta vez nas regiões Sul uma delas no Paraná, o Parque Nacional Guaricana, na Serra do Mar e no Sudeste, e também ampliou outra área de conservação na Amazônia.
Além do parque paranaense, a sétima unidade de conservação federal no estado, os decretos publicados nesta terça-feira criam também o Parque Nacional da Serra do Gandarela (MG), com 31 mil hectares, e a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Nascentes Geraizeiras (MG), com 38 mil hectares. Também foi aumentado em 30 mil hectares o tamanho da Reserva Extrativista do Médio Juruá, no Amazonas, que passou a ter 286 mil hectares.
Segundo Ministério do Meio Ambiente, a criação da unidade no Paraná ajudará na manutenção do ecossistema, uma área de Mata Atlântica de 40 mil hectares no litoral que ficará mais protegida. O parque fica encravado nos municípios de São José dos Pinhais, Morretes e Guaratuba.
A lentidão na criação das unidades de conservação é uma das críticas do setor ambientalista ao governo Dilma. Na Amazônia, só na segunda-feira é que foram criadas as primeiras unidades de sua gestão. A "onda" de criação de unidades de conservação ocorre dias após o presidenciável Aécio Neves (PSDB) receber o apoio de Marina Silva (PSB), que se destacou pela defesa do meio ambiente.
Com a nova ampliação publicada ontem, a gestão Dilma totaliza três unidades criadas e duas ampliadas, em um total de cerca de 138,9 mil hectares. Mas ainda é a presidente que menos deu aval a essas unidades na Amazônia desde a redemocratização. Antes dos decretos desta semana, a gestão Dilma também já havia criado unidades de conservação no cerrado, na caatinga e na mata atlântica, segundo o governo.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião