Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Dengue

Governo do Paraná declara situação de emergência em Paranaguá por causa da dengue

 | Fábio Arantes/SECOM
(Foto: Fábio Arantes/SECOM)

A proliferação de mosquitos da dengue e o aumento do número de casos em Paranaguá, no Litoral do Paraná, levaram o governo do Paraná a decretar situação de emergência no município nesta sexta-feira (5). Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na terça-feira (2), Paranaguá já notificou 2,7 mil casos da doença, sendo 931 confirmados e quatro mortes, números que classificam a cidade como em situação epidêmica para a dengue.
Confira a cobertura completa sobre o Aedes aegypti e as doenças ocasionadas pelo mosquito

A decisão de decretar situação de emergência tem o objetivo de facilitar as ações de combate ao Aedes aegypti, como a contratação de mais agentes e ampliando o monitoramento e o combate de focos de proliferação do mosquito pela cidade, principalmente em terrenos particulares.

“Apesar do apoio financeiro e técnico, Paranaguá enfrenta uma situação particular por ser a primeira vez que registra casos de dengue. O decreto de emergência é mais um apoio para que o município consiga reverter a situação de epidemia”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Ações de combate

O plano de ações imediatas do governo do Paraná inclui a liberação de R$ 4 milhões para auxiliar a prefeitura de Paranaguá no combate à doença, o que deve possibilitar a contratação de mais 50 agentes sanitários e o reforço dos equipamentos, como locação de caçambas, transporte e destinação de materiais abandonados, locação de máquinas de limpeza e outros materiais.

Outros R$ 4 milhões também estão previstos para a execução de um programa para o controle de zoonoses, que será desenvolvido no município pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre 2016 e 2017.

Número de casos de dengue subiu 28% no Paraná

O boletim epidemiológico da dengue, zika e chikungunya divulgado na terça-feira (2) pela Sesa mostrou um aumento de 28% no número de casos confirmados de dengue no Paraná: 3.444 ocorrências, sendo que a grande maioria (3.102) é autóctone, ou seja, a dengue foi contraída em território estadual.

Apesar desse aumento, o número de municípios em situação epidêmica – com mais de 300 casos por 100 mil habitantes – continua em 11 (Munhoz de Mello, Santa Isabel do Ivaí, Paranaguá, Cambará, Mamborê, Itambaracá, Guaraci, Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Assaí e Nova Aliança do Ivaí).

O número de óbitos pela dengue não aumentou. São cinco casos confirmados no estado, quatro em Paranaguá e um em Foz do Iguaçu.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.