CARREGANDO :)

A Assembléia Legislativa do Paraná recebeu nesta quarta-feira (14) o projeto de lei do governo que aumenta a taxa do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2008. Fixada em 2,5%, o governo quer elevar para 3% - um acréscimo de 0,5%, o que representa aumento de 20% no IPVA. O porcentual é aplicado no valor venal do automóvel.

Se não bastasse o aumento, a proposta enviada pelo governo do estado prevê a redução do desconto para aqueles que optam pelo pagamento do imposto à vista. Em vez dos atuais 15%, será de 10% para o próximo ano. O imposto de carros de locadoras de veículos sobe de 1% para 1,5%.

Publicidade

Junto com o projeto de aumentar o IPVA, a Assembléia também recebeu a proposta de aumento de até 320% nas taxas cobradas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran). Na Casa, os projetos tendem a tramitar rápido. Em nota publicada pelo site oficial do governo do estado, o presidente, deputado Nelson Justus (DEM), adiantou que já na segunda-feira (19) será dado andamento ao processo. "É uma matéria que todo o ano se discute, polêmica, mas que eu quero crer que seja de extrema importância para o governo", disse.

A informação de que o governo do Paraná estudava um aumento na taxa do IPVA foi divulgado na edição desta quarta-feira do jornal Gazeta do Povo. Junto com o reajuste do IPVA, a reportagem incluía no "pacote tributário" do governo aumento também no Imposto sobre Contribuição de Mercadorias e Serviços (ICMS). O reajuste deste último imposto, no entanto, foi negado pelos deputados e secretários estaduais.