No segundo dia da greve dos professores da rede estadual de ensino, governo e sindicato fazem as contas, nesta manhã quinta-feira (24), antes de fazerem uma nova rodada de negociação, às 16 horas, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A mobilização mantém escolas fechadas e prejudica as aulas em diversas instituições de ensino do Paraná. A APP sindicato estima que 80% dos 73 mil professores do estado tenham cruzado os braços.
INFOGRÁFICO: Veja as principais reivindicações dos professores
A Secretaria Estadual de Educação (Seed), por sua vez, não informou a quantidade de professores que aderiram ao movimento, mas disse que a adesão está diminuindo. Quanto às instituições, o órgão disse que apenas 15,92% das 2.149 escolas estaduais paralisaram totalmente as atividades nesta quinta-feira. Além disso, cerca de 24% dos colégios funcionaram normalmente nesta quinta, enquanto 60,1% das unidades da rede estadual tiveram atendimento parcial.
Conforme a assessoria de imprensa da Seed, uma comissão de membros do governo estadual estava reunida nesta manhã para calcular o impacto nas contas do governo se forem concedidas certas melhorias aos professores. Enquanto isso, os docentes em greve também promoviam uma reunião para se municiar com números sobre as contas do Paraná com representantes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O resultado do debate deve ser conhecido ao término da reunião desta tarde, quando os professores devem submeter a nova proposta à votação em assembleia.
Os professores mantêm pelo segundo dia seguido um acampamento em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. Não havia programação de passeatas ou atos públicos ao longo do dia. Algumas caravanas do interior começaram a chegar no local e principalmente os professores dessas cidades é que ficam no acampamento. Já havia grupos de Cascavel, Pato Branco, Ivaiporã, Toledo, conforme Luiz Fernando Rodrigues, da direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que apoia a greve dos professores.
Primeiro dia de greve
Nesta quarta-feira (23), primeiro dia de greve no Paraná, levantamento feito pela Seed apontou que 22,34% das 2.149 escolas estaduais paralisaram totalmente as atividades nesta quarta e 53,5% das unidades da rede estadual tiveram greve parcial. A rede pública estadual tem 1.366.251 alunos matriculados e 73.595 professores e pedagogos. Já a estimativa da APP-Sindicato foi de que 70% das escolas públicas estaduais haviam aderido totalmente à greve.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião