O governo do Rio de Janeiro informou ontem que 90% das obras da Linha 4 do Metrô (excluindo a estação da Gávea) já foram concluídas. Na quarta-feira (24), técnicos da Secretaria estadual de Transportes e da Rio Trilhos farão uma visita técnica aos canteiros de obras da zona sul. Na última sexta-feira (19), a incerteza sobre o ritmo das obras levou o prefeito Eduardo Paes a enviar um e-mail a consultores do Comitê Olímpico Internacional (COI) para propor um Plano B caso a obra do Metrô não termine a tempo. A alternativa proposta pela prefeitura é implantar um corredor de BRT entre a Barra e Ipanema.
Ao todo, cinco estações serão abertas para a Olimpíada: Jardim Oceânico, São Conrado, Praça Antero de Quental, Jardim de Alá e Nossa Senhora da Paz. A estação da Gávea ficou para 2017. Em São Conrado, as obras da estação já estão praticamente concluídas:
“Nós já instalamos o sistema elétrico, e os trilhos foram eletrificados em testes. O que faltam são alguns detalhes mais ligados à operação da estação no futuro. Isso inclui, por exemplo, instalar equipamentos como roletas de controle de acesso ao público e as bilheterias”, explicou o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, que está deixando o cargo hoje.
Na zona sul, as obras das estações também se encontram em acabamento. Os testes com trens rodando sem passageiros entre as estações vão começar em março. As escavações, no entanto, ainda não terminaram. O tatuzão ainda precisa furar mais 200 metros no sentido Leblon-São Conrado. A previsão do Estado é que a Linha 4 entre em operação comercial em julho, faltando um mês para a Olimpíada.
Prefeitura notifica empreiteiras por atrasos em obras dos BRTs
Em contagem regressiva para a Olimpíada, a prefeitura tem mais motivos de preocupação com obras essenciais para o evento. Na sexta-feira, a Secretaria municipal de Obras (SMO) publicou em Diário Oficial memorandos de advertência contra a empresa responsável por dois projetos ligados à mobilidade da cidade durante os Jogos, devido a atrasos na fase atual de execução. O primeiro documento se refere à construção do chamado lote zero do BRT Transoeste, que está sendo expandido entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, pela Avenida das Américas. O segundo documento aborda problemas no cumprimento de prazos para concluir a ampliação do Terminal Alvorada, onde estão sendo construídas novas plataformas de embarque de BRTs.
Procurada, a SMO admitiu o atraso, mas não detalhou que obras estariam fora do cronograma. E garantiu que as intervenções vão terminar ainda este semestre. “A empresa foi advertida pela fiscalização da SMO para que o cronograma de execução dos dois contratos seja cumprido de acordo com a programação acertada com a prefeitura. Não há prejuízos no prazo de entrega”, diz a nota.
A notificação da empreiteira ocorreu no mesmo dia em que o prefeito Eduardo Paes enviou um e-mail a consultores do Comitê Olímpico Internacional (COI) propondo um plano B para a ligação Barra-Zona Sul durante o evento, caso as obras da Linha 4 do metrô não fiquem prontas. A ideia seria implantar uma linha de BRT provisório até a Zona Sul. O documento vazou e foi publicado pelo jornal O Globo. O Estado, por sua vez, contesta a prefeitura. E garante que as obras da Linha 4 terminarão a tempo.
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