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A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) iniciam nesta segunda-feira (17) campanha para divulgar a importância do consumo de pescado para a qualidade de vida da população. Com a campanha, a Seap e a Abras pretendem também contribuir para o desenvolvimento do potencial pesqueiro do país.

"Estamos fazendo uma campanha, não só estimulando o consumo, mas também educando os consumidores sobre como comprar e consumir um pescado de boa qualidade", informou o coordenador de Comercialização da Seap, Guilherme Crispim.

Segundo Crispim, a produção brasileira de aqüicultura ainda não é ideal. Apesar de o Brasil ter potencial para ser o maior produtor de pescados do mundo, ainda existem muitos locais com água de profundidade que não são explorados. Ele disse que é preciso incentivar a produção pesqueira no país e que isso vai fazer com que o preço do pescado caia de forma gradativa.

Crispim informou que, em todos os estados, serão distribuídos panfletos nos supermercados com orientações aos consumidores sobre como adquirir um pescado de boa qualidade. A campanha terá duração de uma semana.

Orçamento

Embora seja um alimento muito saudável, o peixe ainda é muito caro para grande parte da população brasileira. A afirmação é da presidente da Associação das Donas de Casa de Goiás, Maria das Graças Santos. Para ela, não adianta o governo fazer campanha para incentivar o consumo de peixe, se o brasileiro não tem condições de consumir. Educar a população para consumir peixe é fácil, ensinar como comprar e como armazenar, mas primeiro tem que baixar o preço, disse.

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