Paranaenses usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem avaliar o atendimento recebido através das "Cartas SUS". Desde janeiro de 2012, cerca de 419 mil cartas foram enviadas aos pacientes, com informações de quanto o SUS gastou com os procedimentos.
A medida de transparência está em vigor desde novembro do ano passado, e possibilita uma comunicação direta com o cidadão. A intenção do Ministério da Saúde é diminuir o desperdício de recursos na Saúde. O usuário deve conferir as informações ao receber a carta, e, caso haja algum erro ou irregularidade, denunciar à Ouvidoria Geral do SUS.
Dentre as informações presentes nas cartas também estão a data de entrada na unidade de saúde, o dia da alta médica e o motivo da internação. O envio da carta é de responsabilidade dos Correios. Os pacientes podem responder o documento pelos Correios, pelo Disque-Saúde no número 136 ou pelo Portal Saúde.
O Ministério da Saúde espera chegar a 1 milhão de Cartas SUS por mês. A medida possibilita também que o governo identifique e corrija irregularidades com mais facilidade, como por exemplo o da Prefeitura Municipal de Pontão, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, os pacientes do SUS denunciaram que o município estava emitindo boletos cobrando por cirurgias do SUS e eles ficaram sabendo da irregularidade ao receberem a carta.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora