Todos os 22 Núcleos Regionais da Secretaria Estadual da Saúde vão promover na próxima quarta-feira (14) o Dia de Mobilização pela Rotulagem dos Transgênicos no Paraná. Durante o evento, serão realizadas palestras de orientação a empresários e consumidores a respeito da fiscalização da rotulagem de alimentos com pelo menos 1% de transgênicos em sua composição. As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Duas reuniões nesta quarta definiram os moldes da mobilização. A primeira, na Casa Civil, organizou os parâmetros do evento. "Vamos convidar os segmentos do comércio e da indústria, além da população. Com a rotulagem, o povo vai poder decidir se quer ou não comer transgênicos", afirma o chefe de Gabinete da Casa Civil, Álvaro Richuv. Na Secretaria de Saúde ficou definido como será feita a coleta de amostras de alimentos suspeitos de conterem componentes geneticamente modificados em supermercados e outros pontos comerciais. Todos os exames serão realizados no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e os custos serão pagos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o governo estadual, a fiscalização da rotulagem se baseia no Código de Defesa do Consumidor, que garante às pessoas o acesso à informação sobre o que estão comprando, e também no Decreto Federal 2.658/2003, que obriga a rotulagem quando houver pelo menos 1% de transgênicos no alimento, seja para consumo humano ou animal.