Os baixos estoques de café e a perspectiva de uma próxima safra menor no ano que vem fizeram acender uma ``luz amarela'' no que se refere à disponibilidade de café do Brasil em 2007/08, afirmou o secretário de Produção e Agropecuária do Ministério da Agricultura, Linneu da Costa Lima.
``Exportamos 26 milhões de sacas e consumimos 16 milhões. Estamos saindo de uma safra grande e indo para uma safra pequena. Então, está faltando café aí'', disse ele, lembrando que a safra 2006/07 está oficialmente estimada em 40,6 milhões de sacas.
Segundo Linneu, os estoques governamentais estão nos patamares mais baixos da história, em 2,1 milhões de sacas.
O secretário afirmou a jornalistas após um evento em São Paulo que a florada que determina a produtividade da próxima safra não tem sido satisfatória.
``Hoje a lavoura toda (o campo) está discutindo a florada. Ela não foi homogênea, tivemos uma estiagem muito forte. Todas as informações que estão chegando ao Ministério são preocupantes. Sejam do Espírito Santo, Minas Gerais ou São Paulo, que são a base da nossa produção'', disse ele.
Segundo Costa Lima, há quem acredite que uma nova florada ainda possa acontecer. Ele não quis fazer uma estimativa para a próxima safra, lembrando que é preciso aguardar o levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), que deve ser divulgado em dezembro.
A expectativa do governo é de que a próxima safra, que ocorrerá no ciclo de baixa da cultura, fique entre 30 e 35 milhões de sacas.
``Mas temos que aguardar a primeira avaliação para termos uma confirmação dessa produção ou não. Mas, de qualquer forma, é preocupante.''
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião