A prefeitura de Guaíra, no Oeste do Paraná, informou nesta quinta-feira (23) que o Ministério da Integração Nacional reconheceu oficialmente o estado de emergência no município, declarado no início do ano pela administração municipal, em função da estiagemprolongada que assolou a região.

CARREGANDO :)

Com o reconhecimento do governo federal, seria possível, a partir de agora, renegociar as dívidas dos agricultores, afetados gravemente pela seca, e que acumularam prejuízos na safra de soja.

No entanto, a assessoria de comunicação do Ministério da Integração Nacional ainda não confirmou a informação. Nesta sexta-feira (24), o ministério deve esclarecer a situação.

Publicidade

O prefeito de Guaíra, Fabian Vendruscolo, decretou estado de emergência em março deste ano, atendendo solicitação dos agricultores da região. Já o reconhecimento do ministério teria ocorrido no início de novembro.

Prejuízos

De acordo com a prefeitura, este foi o segundo ano consecutivo que a região enfrentou problemas com estiagem prolongada.

A queda na produção de soja está estimada em 55%, o que, de acordo com dados oficiais, representa cerca de R$ 21 milhões de prejuízo para a economia local. Mais de mil famílias que vivem da agricultura foram atingidas. As localidades mais castigadas foram São Domingos, Cruzeirinho, São José, São João, Água Verde, São Luis, Sítio dos Italianos, Capivari dos Sanches, Água Branca, Distrito Dr. Oliveira Castro, Espírito Santo, Salamanca, Rancho Alegre, Bela Vista, Encruzo Lovera, Maracajú dos Gaúchos, Água do Bugre e Caximbeiro.