Florianópolis - O governo federal vai liberar, preliminarmente, R$ 40 milhões para a recuperação das rodovias federais danificadas pela forte chuva que atinge Santa Catarina. A promessa foi feita ontem, em Florianópolis, pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, em encontro com o governador Luiz Henrique da Silveira. Os ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e o secretário especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, também participaram da reunião. Eles prometeram que não faltarão recursos para atender as famílias atingidas. O governo federal deve disponibilizar nos próximos dias um crédito extraordinário com liberação imediata dos recursos para atender a população vitimada pelas chuvas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está recebendo o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, visitará amanhã as áreas atingidas. Até hoje, deverão desembarcar em Santa Catarina os ministros da Defesa, Nelson Jobim, das Cidades, Márcio Fortes, e da Saúde, José Gomes Temporão. Luiz Henrique pediu empenho dos ministros para liberar recursos do FGTS para a população afetada. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) ficou responsável por liderar o fórum parlamentar em Brasília, composto pelos três senadores e 16 deputados de Santa Catarina, a fim de reforçar o trabalho pela liberação imediata dos recursos.
De acordo com a agência de notícias do governo do Paraná, o governador Roberto Requião garantiu ontem que o estado não vai poupar esforços para ajudar Santa Catarina. Requião destacou que o Paraná já apóia Santa Catarina com aviões, dois helicópteros, 15 barcos e cerca de 150 policiais.
Segundo a Agência Brasil (agência de notícias do governo federal), o governo do estado de São Paulo está enviando a Santa Catarina três helicópteros, 10 carros, 54 homens especializados em resgates e três cães treinados para localização de corpos.