O Governo do Rio Grande do Sul liberou R$ 2 milhões para a recuperação das escolas em Gravataí, na Grande Porto Alegre, e no Litoral do Estado, afetadas pelos temporais dos últimos dias. Cada região receberá R$ 1 milhão. Em Gravataí, serão beneficiadas oito escolas e no Litoral, 11.
A reconstrução nas três escolas mais danificadas deverão começar nos próximos dias. Em pior estado está o Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí, com 1.200 alunos. As aulas foram suspensas devido ao destelhamento e rachaduras nas paredes.
O diretor do educandário, Pedro Paulo Amaral da Silva, vai remanejar todos os alunos para outras escolas do município. As demais escolas são a Sueli Vaccari Osório, também de Tramandaí, e a Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha.
Além do impacto sobre as moradias, o vendaval causou danos também em escolas, ginásios, prédios e muros, além de deixar dezenas de árvores derrubadas. O Hospital da Ulbra de Tramandaí teve 22 de seus 102 leitos interditados em razão dos destelhamentos.
Segundo informações das prefeituras, nove mil residências foram danificadas na zona central de Tramandaí, 400 em bairros de trabalhadores em Capão da Canoa, e 600 no Balneário Pinhal.
Em Tramandaí, os três prefeitos reuniram-se com o coordenador regional da Defesa Civil estadual, major Luiz Fernando Santos Carlos, designado pela governadora como seu representante, para o levantamento dos danos.
Segundo a professora Cloreci Matos, titular da 11ª Coordenaria Estadual de Educação, com base em Osório, que também participou da reunião, 12 escolas foram danificados no perímetro compreendido entre Capão da Canoa, Santo Antônio da Patrulha e Rolante.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora