Os ministérios da Saúde e das Cidades lançaram, no último mês, o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes de Trânsito. A intenção do projeto é reunir órgãos e entidades de trânsito federais, estaduais, municipais e ONGs para desenvolver ações de prevenção, fiscalização e educação na área. A meta do pacto, seguindo uma proposta da Organização Mundial de Saúde (OMS), é reduzir pela metade, até 2020, o número de vítimas de acidentes de trânsito no país.
O período foi estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito. As ações concretas para se atingir a meta no Brasil, porém, só devem ser anunciadas em setembro, por meio de um pacote de medidas do governo federal.
Fiscalização
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, já adiantou que algumas ações devem envolver reforços na fiscalização no trânsito e na rede de atenção de urgência e emergência. Outras medidas, mais críticas, podem estabelecer, por meio de leis, metas de redução de acidentes de trânsito para estados e municípios. As metas determinariam, inclusive, a redução de repasses financeiros para quem não alcançar os objetivos. Por outro lado, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, tem cobrado o endurecimento das penas para infratores no trânsito.
Independentemente das ações, a meta de redução do pacto é ousada, já que, na última década, o número de mortes ligadas a acidentes de trânsito no país seguiu o caminho inverso: houve uma evolução de 26,5%, passando de 31 mil óbitos em 1998 para 39,2 mil em 2008.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Procurador pede arquivamento dos processos federais contra Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião