Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
MANIFESTAÇÕES

Governo pode usar “tropa ninja” no país

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou ontem que o uso da "Tropa do Braço" ou "tropa ninja" da Polícia Militar - grupo com conhecimento de artes marciais que não usa armas de fogo - vai ser avaliado para uso em outros estados. São Paulo usou a tática pela primeira vez no protesto do último sábado.

"Houve inovação em relação à tática e ao comportamento, essa tática será por todos nós avaliada. Há uma ação conjunta de secretários de segurança para discutirmos permanentemente a tática adequada", afirmou o ministro.

Ele disse o que for considerado "boas práticas" será discutido pelo grupo de secretários de Segurança, mas não adiantou se considerou bom o uso da "tropa do braço". Cardozo também não quis comentar se houve excessos da PM. Disse que isso está sendo apurado pela Secretaria da Segurança de São Paulo.

Em relação ao projeto de lei sobre vandalismo, o ministro afirmou que a versão preliminar foi encaminhada à Casa Civil. Entre os pontos do projeto estão a vedação ao uso de máscaras e a necessidade de aviso prévio para a realização de manifestações.

O projeto precisa do aval da presidente para seguir ao Congresso. "É um projeto que desde já tem linhas muito claras de garantir a liberdade de manifestação, dar segurança e coibir abusos."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.