Novo piso custará R$ 7 bi a municípios, diz CNM

O novo piso salarial dos professores, que será anunciado na quarta-feira (7), deve custar R$ 7 bilhões aos municípios e estados brasileiros. Os cálculos são de um levantamento da Confederação Nacional dos Município (CNM)

Leia matéria completa.

CARREGANDO :)

Os salários referentes ao mês de dezembro de 36 mil professores temporários da rede estadual de educação só serão pagos no próximo dia oito. A informação foi dada pela Secretaria Estadual de Educação nesta segunda-feira (5).

Publicidade

Esses servidores são contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) e deveriam ter recebido os pagamentos, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), no último dia 30.

A justificativa do governo estadual é de que "o pagamento dos professores com contratos temporários pode ser feito até o quinto dia útil, neste caso, 8 de janeiro". Porém, o presidente do APP-Sindicato, Hermes Leão, afirma que a lei estadual determina que o pagamento dos salários seja efetuado até o último dia de cada mês.

"Pressionamos para que o pagamento fosse realizado no prazo", afirma. A entidade chegou a entrar um pedido de liminar requerendo o pagamento imediato dos salários. Segundo Leão, o sindicato quer cobrar o Judiciário para que julgue o pedido de liminar. "O professor temporário também é servidor estadual e já deveria ter recebido seu salário", ressalta. Na quinta-feira (1º), cerca de 50 professores protestaram durante a posse do governador Beto Richa (PSDB), pedindo o pagamento dos salários.