Novo piso custará R$ 7 bi a municípios, diz CNM
O novo piso salarial dos professores, que será anunciado na quarta-feira (7), deve custar R$ 7 bilhões aos municípios e estados brasileiros. Os cálculos são de um levantamento da Confederação Nacional dos Município (CNM)
Os salários referentes ao mês de dezembro de 36 mil professores temporários da rede estadual de educação só serão pagos no próximo dia oito. A informação foi dada pela Secretaria Estadual de Educação nesta segunda-feira (5).
Esses servidores são contratados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS) e deveriam ter recebido os pagamentos, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), no último dia 30.
A justificativa do governo estadual é de que "o pagamento dos professores com contratos temporários pode ser feito até o quinto dia útil, neste caso, 8 de janeiro". Porém, o presidente do APP-Sindicato, Hermes Leão, afirma que a lei estadual determina que o pagamento dos salários seja efetuado até o último dia de cada mês.
"Pressionamos para que o pagamento fosse realizado no prazo", afirma. A entidade chegou a entrar um pedido de liminar requerendo o pagamento imediato dos salários. Segundo Leão, o sindicato quer cobrar o Judiciário para que julgue o pedido de liminar. "O professor temporário também é servidor estadual e já deveria ter recebido seu salário", ressalta. Na quinta-feira (1º), cerca de 50 professores protestaram durante a posse do governador Beto Richa (PSDB), pedindo o pagamento dos salários.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora