O governo do estado anunciou ontem que vai prorrogar até dezembro o convênio com a prefeitura de Curitiba que garante o subsídio à Rede Integrada de Transportes (RIT). O subsídio garante um repasse mensal de cerca de R$ 7,5 milhões para compensar a diferença entre a tarifa cobrada dos usuários e a tarifa técnica do transporte coletivo. A renovação da subvenção já havia sido anunciada pelo governador Beto Richa (PSDB) em fevereiro deste ano, em entrevista à Gazeta do Povo. Em março, porém, o contrato foi renovado apenas até o dia 31 de agosto.
De acordo com o presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Roberto Gregório, na prática, a prorrogação garante a continuidade do sistema de integração do transporte entre Curitiba e as 13 cidades da região metropolitana. "A notícia é boa e muito importante, porque ela tira a intranquilidade do sistema", afirmou Gregório. "Isso representa para o usuário a continuação da operação integrada."
A minuta do contrato já foi enviada à prefeitura, responsável pela gestão do sistema integrado por meio da Urbs. O documento reafirma o compromisso já firmado entre governo e município e propõe alterar a cláusula de encerramento do acordo, que estava prevista para agosto.
Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, a Comec não vai se manifestar até que receba um comunicado oficial da prefeitura aceitando a prorrogação do contrato.
O caso
O subsídio ao transporte coletivo virou tema de discussão no ano passado. O governador Beto Richa chegou a afirmar que não manteria o repasse à prefeitura. No projeto de lei orçamentária de 2014, o governo estadual previa apenas R$ 11 milhões em subsídios ao transporte. O valor era suficiente para cobrir as parcelas do convênio que se encerrava em fevereiro deste ano.
No mesmo mês, Richa afirmou que o contrato seria prorrogado até dezembro. Porém, no contrato firmado em março entre prefeitura e governo do estado, a subvenção seria mantida apenas até o dia 31 de agosto.
O repasse estadual é necessário para manter a integração do transporte coletivo entre Curitiba e a região metropolitana e para assegurar o valor da passagem paga pelo usuário. O subsídio cobre a diferença entre a tarifa cobrada e o valor da tarifa técnica para operar o sistema.
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