Brasília Na véspera do início do feriado do carnaval, subiu a temperatura entre os controladores de vôo, assim como aumentou o nível de preocupação do governo com a possibilidade de novos e grandes atrasos nos aeroportos do país. O estopim para que aumentasse o descontentamento foi a decisão de prorrogar por mais 30 dias o grupo de trabalho que discutiu o futuro do tráfego aéreo e propôs a desmilitarização do setor.
Ontem, apesar de o ministro da Defesa, Waldir Pires, declarar que "todas as medidas cabíveis para prevenir possíveis problemas foram tomadas" e que "tem esperança" de que tudo corra bem no carnaval, o deputado Alberto Fraga (PFL-DF), que integrou a comissão que discutiu os problemas no setor, declarou que "a paciência dos controladores de tráfego aéreo está esgotada, que o governo não cumpriu a sua parte e o pessoal está fazendo reuniões em todo o país, prometendo para hoje uma decisão, que vou levar à Casa Civil e ao Ministério da Defesa". E avisou: "acredito em execução de um plano de paralisação".
Apesar do tom alarmista do deputado, controladores ouvidos pela reportagem asseguravam ontem que apesar da "imensa insatisfação e frustração com o governo", não estão planejando nenhuma paralisação ou operação padrão. "Não precisamos fazer nada. O sistema, por si só, é insuficiente para suprir a demanda do carnaval, que é de 20% a 30% do que os períodos normais e não tem gente suficiente para trabalhar com mais tráfego aéreo", disse um dos controladores ouvidos.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião