O governo do Paraná decidiu investir R$ 1 bilhão – dinheiro que conseguiu com o chamado ajuste fiscal – em obras rodoviárias em 2016 e reservou quase a metade disso, R$ 480 milhões, para aplicar em duplicações e outras melhorias em estradas que pretende pedagiar. O maior valor se refere ao Contorno de Londrina, que deve consumir R$ 107 milhões no ano que vem. A rodovia proposta ainda não existe e irá substituir o contorno que deveria ser feito pela concessionária Econorte (a obra será trocada por outras, veja mais na reportagem desta página). O novo contorno fará parte do lote de pedágio na PR-445. Outros trechos que o governo quer conceder à iniciativa privada estão na PR-280, na PR-092, na PR-317 e na PR-466.
O valor de R$ 1 bilhão em rodovias consta da proposta de orçamento 2016 enviado para a Assembleia Legislativa há algumas semanas. Do total, R$ 874 milhões devem sair dos cofres do governo, que receberam aporte de verbas do Detran e também do chamado imposto sobre os combustíveis, a Cide. Os outros R$ 134 milhões são esperados de um contrato de financiamento ainda não firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A Gazeta do Povo procurou a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL) para buscar o detalhamento das obras previstas e entender os critérios para a definição dos projetos, mas apesar do prazo de 10 dias, nenhuma entrevista foi concedida. O governo se manifestou apenas por meio da assessoria de imprensa, que informou que as obras fazem parte dos estudos do Programa Estadual de Recuperação e Conservação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que anualmente faz levantamento para saber as demandas de melhorias na malha rodoviária. Ainda de acordo com o governo, os investimentos estão sendo programados em rodovias de grande movimentação de veículos.