Os governos federal, estadual e municipal não admitem que a mudança na forma de pagamento das sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e de música prejudique o atendimento oferecido aos portadores de necessidades especiais nas escolas especializadas.
Segundo o Ministério da Saúde, a prefeitura de Curitiba recebeu de janeiro a março deste ano um total de R$ 59,2 milhões para ações de média e alta complexidade, dentro dos quais está o valor que deve ser repassado para a Apae.
Por sua vez, a prefeitura de Curitiba informou que está pagando a média das sessões realizadas nos quatro meses de 2008 (abril, maio, junho e julho) para a Apae Curitiba. "Antes não tinha limite. Agora tem um orçamento pré-fixado, com a média de quatro meses do ano passado", afirma Anna Paula Penteado, diretora do Centro de Controle, Avaliação e Auditoria da Prefeitura de Curitiba.
Segundo Anna Paula, a Apae Curitiba não tem motivos para reduzir os seus atendimentos. Ela diz que a média paga para a Apae Batel está acima da média das sessões oferecidas durante o ano passado. "A prefeitura paga até 830 atendimentos, enquanto ela teve média anual de 768 procedimentos mensais", afirma. Ela diz ainda que a entidade tem capacidade instalada para 2.024 atendimentos, mas que nunca produziu tudo isso. "A Apae foi alertada sobre o corte e para aumentar o atendimento, desde 2005, mas o serviço nunca aumentou", disse.
Já o governo estadual informou que repassa cerca de R$ 3 milhões por mês para cerca de 300 escolas especiais no estado, menos para as entidades mantidas por 40 municípios, que têm a chamada gestão plena de saúde, como Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco e Apucarana.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as Apaes estaduais continuam recebendo por produção, ou seja, por procedimento realizado.
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Nova pesquisa aponta que Bolsonaro venceria Lula nas eleições de 2026; assista ao Sem Rodeios
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora