Diversos interesses estão levando uma multidão ao pátio do Espaço A Fábrika na tarde deste sábado (22). A Rua da França, evento promovido pela escola Aliança Francesa, fica aberta até as 19h30, somente hoje. O endereço é R. Fernando Amaro, 154 (Alto da XV).
Existe, é claro, a curiosidade pelos quitutes vendidos por empresas como Bar do Victor, que providenciou o cassoulet francês, arroz com frutos do mar e outras delícias vendidas em pratos de isopor e nome . Sorvetes, linguiça, quiche e macaron, o famoso crêpe pode ser conseguidos após filas consideráveis. Bebidas sem igual também são vendidas, e tem até um curso expresso de gastronomia.
“Queremos reproduzir no Brasil o esquema francês de comer”, confessa Jean Houriez, há três anos em Santa Catarina. Na cidade de Paulo Lopes, sua empresa Queijo com sotaque produz iguarias a partir de “leite brasileiro e mão francesa”. Uma bandeja com alguns exemplares era vendida a R$ 100.
Idioma
Mas foi o desejo de ouvir a língua o principal motivo para gente como Cristiane Brito da Silva correr à Fábrika. Ela estendeu uma canga no gramado para o filho Benjamin tomar um pouco de sol. “Dei uma de francesa”, alegra-se Cristiane, proprietária de uma agência de turismo. Ela estudou francês, mas, ultimamente, sentia falta de treinar um pouco.
Interesse semelhante é o de Elsa Vieira, que, após morar um tempo na França, faz questão de que as duas filhas falem e mantenham o idioma. Junto com cerca de 25 famílias, ela integra a Associação das Famílias Francófonas de Curitiba. O grupo aluga salas de uma escola para promover aulas aos sábados para 35 crianças, e não perdeu a oportunidade de participar da mega reunião de interessados na cultura francesa.
Um acolhimento especial para os pequenos foi promovido pelo estande da Labirinto, “casa de brincar” que participa de eventos com animadores e brinquedos.
Shows
A tarde ainda verá diversos shows no palco e no gramado da Fábrika. Desfile de moda, acrobacias aéreas, show com o Trio Quintina (17 horas) e pocket-show com Raíssa Fayet (18h30) estão na agenda. Mais cedo, Yan Lemos entoou modas ao violão para a profunda voz da cantora Paraguaya, que trouxe sucessos em francês.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião