Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Livro-caixa

Grana não resolve tudo

De nada vai adiantar ter um cofrinho com um bom dinheiro guardado para desfrutar a aposentadoria com conforto se o cidadão não fizer um preparo psicológico. Para muitos, aposentadoria é um decreto de pena de morte. Mas pode ser um período de renascimento, de acordo com o consultor Armelino Girardi, de Curitiba.

Girardi trabalha com o conceito de desaposentadoria, onde o trabalhador aprende a identificar novos talentos e habilidades no que chama de segundo tempo do jogo. "No primeiro tempo, muitas vezes, os desejos de vida são escanteados em nome do trabalho e da família, da formação e segurança dos filhos. Depois de se aposentar, vale a pena investir em talentos adormecidos e novas realizações", ensina. Poder escolher atividades que dão prazer e satisfação, aliadas à recompensação financeira, é o ideal. Mas nem sempre isso é necessário. "Até atividades de voluntariado ajudam a sentir-se útil para a sociedade e a eliminar o kit aposentado – pijama e chinelo –, melhorar a autoestima e ser feliz", diz.

Serviço:

Programa de Preparação para a Aposentadoria, com Armelino Girardi. Dias 20e 21 de maio, no Sesc da Esquina. Informações pelo fone 3365-3417 ou no site www.desaposentado.com.br.

Veja também

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.