Curitiba e região metropolitana registraram 23 mortes violentas no último fim de semana. Das 20h de sexta-feira (24) às 8h da manhã desta segunda-feira (27), foram 17 assassinatos provocados por ferimentos de arma de fogo, cinco por arma branca e um por agressão física, de acordo com dados dos relatórios divulgados pelo Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba.
Entre as ocorrências, 14 foram registradas nos municípios da região metropolitana e nove na capital. Só em Colombo, foram cinco mortes violentas.
Mortes na RMC
Entre os casos registrados na região metropolitana está o de dois jovens, de 16 e 17 anos, que morreram após entrarem em confronto com a polícia, na Rodovia João Leopoldo Jacomel, em Pinhais. O caso ocorreu na madrugada desta segunda-feira (27).
Os dois rapazes tentaram assaltar um taxista, que viu uma viatura da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) e acelerou para tentar fugir da dupla. Os policiais perceberam a movimentação e foram atrás da dupla. Os indivíduos receberam os policiais com tiros, mas foram baleados na sequência. Os dois morreram no local. Com eles a polícia aprendeu dois revólveres calibre 38.
Em Campo Largo, também na região metropolitana, um homem de 44 anos foi morto a tiros dentro do apartamento da família por volta das 23h de domingo (26). Um indivíduo armado invadiu a residência e disparou quatro tiros contra o aposentado José Pereira de Freitas, que morava no segundo andar de um residencial na Rua Francisco Alves Mendes, bairro Bom Jesus.
De acordo com o superintendente Juscelino Bayer, da delegacia do município, o filho da vítima contou que o pai era viciado em drogas e desceu para o litoral com a família e um grupo de três rapazes. Como decidiu antecipar a volta, Freitas deixou de dar carona para um dos homens, que é apontado como um dos comandantes do tráfico de drogas na região. "Como esse traficante teve que pagar R$ 500 para um taxista trazê-lo de volta para Curitiba, ele se vingou da vítima quando chegou", explica Bayer.
A mulher de Freitas, que tem 42 anos, também estava em casa no momento da execução e pulou da janela do apartamento para fugir. Ela sofreu escoriações, mas não corre risco de morrer, de acordo com o superintendente.
Bayer afirma que os policiais da delegacia já identificaram o suspeito, que tem 18 anos e já tem passagem pela polícia.
Crime no São Francisco
Em Curitiba, um adolescente, de 16 anos, morreu após uma briga no bairro São Francisco, na madrugada de domingo (26). Luiz Gustavo Pavoni Vanelli foi morto a facadas na Rua Ermelino de Leão, por volta da 1 hora. Um vídeo divulgado na internet motivou o crime, de acordo com a Delegacia de Homicídios (DH). O caso levou à prisão de Maick Leonardo Santos Yarchaxi, 19 anos, e Maurício Cunha Moraes, de 21 anos, que estão detidos no Centro de Triagem (CTII), em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora