O número de atingidos pela queda de granizo na noite de segunda-feira (8) em seis cidades do Sudoeste do Paraná já chega a 1.149 pessoas. Os índices podem subir ainda mais pois outra cidade afetada, Bom Jesus do Sul, ainda não havia terminado o levantamento dos prejuízos até as 19h desta terça-feira (9).
De acordo com o relatório divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, 259 casas foram danificadas pelo granizo nos municípios de Capanema, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Pinhal de São Bento, Planalto e Santo Antônio do Sudoeste.
Segundo o subtenente Luiz Cláudio Trierweiler, da Defesa Civil, as famílias que sofreram com os temporais já receberam a assistência necessária. "Foram enviadas lonas e telhas para as pessoas com casas danificadas. Os estragos foram pequenos e não houve registro de vítimas".
Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, a instabilidade que provocou granizo se afastou do local e não estão previstos novos temporais para o Sudoeste. Para a manhã de quarta-feira (10), a previsão é de céu mais limpo, com poucas nuvens na região.
Temporais na faixa leste
A Coordenadoria de Defesa Civil também emitiu um alerta para as cidades da Região Metropolitana de Curitiba e dos Campos Gerais para a ocorrência de temporais nesses locais na noite desta terça-feira. Segundo o subtenente Luiz Cláudio Trierweiler, cidades afetadas pelas chuvas que ocorreram entre o dia 29 de julho e 1° de agosto devem ficar mais atentas.
Segundo a Defesa Civil, 152.927 pessoas já sofreram com alagamentos e enchentes nesse período. Seis cidades decretaram situação de emergência no Paraná, de acordo com o último levantamento do órgão, emitido na segunda-feira. Nesta terça-feira, Ponta Grossa também decretou emergência.
De acordo com o Simepar, na quarta-feira o sol deve voltar a aparecer no Paraná. Somente as regiões de Curitiba e Litoral do Estado permanecem com chuviscos durante o dia. As temperaturas caem um pouco, mas não deve esfriar. A temperatura mínima na capital deve 11°C e a máxima chega aos 17°C.