Monteiro Lobato: polêmica sobre termos supostamente racistas| Foto: Reprodução

Neve em plena primavera

Moradores de São Joaquim, na serra catarinense, viram a neve cair por cerca de 20 minutos na noite de ontem. O fenômeno começou fraco às 21h10. No início da noite, os têrmometros marcavam 1,8ºC, mas a sensação térmica era de 6ºC negativos. Segundo o Centro de Hidrometeorologia de SC (Ciram), o registro mais recente de neve nessa época aconteceu no início de setembro de 2008, também em São Joaquim.

CARREGANDO :)

As chuvas de granizo causaram prejuízos em pelo menos 14 municípios do Paraná na madrugada de ontem, segundo a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil. O levantamento mostra que 7.195 pessoas foram afetadas e 2.019 casas ficaram danificadas no estado.

A cidade de São Tomé, localizada a 16 quilômetros de Cianorte (Região Noroeste), foi a mais atingida, com 1,3 mil pessoas e 500 casas prejudicadas. Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou 500 pessoas e 300 casas atingidas. Além de São Tomé e Tijucas, constam no relatório da Defesa Civil as cidades de Assis Chateaubriand, Alto Paraíso, Antônio Olinto, Guairaça, Imbituva, Lapa, Mandirituba, Maripá, Mato Rico, Piên, Quitandinha e Rebouças.

Publicidade

Em Rebouças (Centro-Sul do estado), a tempestade durou cinco minutos. De acordo com o agente da Defesa Civil do município, Rogério Cardoso, as pedras de gelo tinham o tamanho de um ovo de galinha.

Condições climáticas

Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, as condições do tempo ontem foram favoráveis para a queda de gelo no estado. "A temperatura elevada, com a chegada de uma frente fria no Paraná, faz com que haja rajadas de vento e grande possibilidade de granizo", explicou o meteorologista Lizandro Jacobsen.

A primavera, segundo Jacobsen, é a estação que cria as condições mais propícias para a queda de granizo. Na chegada das próximas frentes frias, os paranaenses podem experimentar novamente o fenômeno. Mas a queda do gelo não ocorrerá nos próximos dias, já que a perspectiva é de queda brusca das temperaturas.