Catanduvas – O prefeito de Catanduvas (oeste) Aldoir Bernart (PMDB), decretou, na tarde de ontem, situação de emergência no município, em decorrência da chuva de granizo que causou estragos em pelo menos mil casas e prédios públicos anteontem. De acordo com a Defesa Civil, 40 famílias ficaram desabrigadas e foram acolhidas em casas de parentes. Apesar dos danos materiais, o único ferido foi um voluntário que caiu de um telhado enquanto colocava uma lona plástica numa casa.

CARREGANDO :)

O temporal, acompanhado de fortes ventos e granizo, atingiu o município entre as 17 horas e 17h30 de anteontem. A queda de granizo, segundo os moradores, durou cerca de dez minutos. "As pedras começaram a cair em grande quantidade", afirmou o pedreiro Altamiro Girobes, que teve danificadas cerca de 70 telhas de amianto de sua casa e não soube informar o prejuízo total.

Segundo moradores, as pedras de gelo tinham o tamanho de um ovo de galinha. Valdecir Vieira gastou cerca de R$ 1,5 mil para comprar 70 folhas de telha de amianto para o telhado da casa do pai. "Desde que eu moro aqui, este foi o pior temporal. Espero não passar por esse momento outra vez", afirmou.

Publicidade

Equipes da Copel também se mobilizavam para recuperar as linhas de transmissão de energia elétrica danificadas. O bairro Alto Alegre, um dos mais pobres do município, foi a região mais atingida, mas o vice-prefeito Valfrido Sutil de Oliveira informou que no interior do município lavouras e aviários foram destruídos. A situação de emergência possibilita ajuda oficial do governo do estado e a prefeitura já enviou pedido de telhas e lonas plásticas à Defesa Civil Estadual.