O dia quente e ensolarado dos curitibanos foi interrompido, de repente, por uma forte chuva de granizo que atingiu alguns dos bairros da capital no fim da tarde e começo da noite de ontem. A chuva não durou mais do que 15 minutos, mas foi o suficiente para derrubar árvores e apagar semáforos em pelo menos duas ruas. A Defesa Civil, entretanto, não foi acionada para nenhuma ocorrência, como alagamentos ou pessoas desabrigadas.
Segundo o superintendente , do Diretran Ari Oliveira às 20h30 de ontem havia árvores bloqueando a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Nicarágua. Enquanto isso, os semáforos da Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) e da Rua Brasílio Itiberê estavam todos apagados, sem previsão para voltarem a funcionar.
Se a população foi pega de surpresa, o Instituto Tecnológico Simepar já sabia da possibilidade da mudança súbita de tempo. Às 14 horas, o site do instituto (www.simepar.br) mencionava que a nebulosidade aumentava e as chuvas das horas seguintes poderiam ser acompanhadas de granizo. "Desde sexta passada já trabalhávamos com grande chance de chuva forte na quarta, mas o granizo só pode ser previsto em questão de horas", explicou o meteorologista Lizandro Jacobsen.
O calor forte da manhã e da tarde foi um dos ingredientes principais para a chuva da noite as temperaturas superaram os 30 graus em alguns pontos da capital. A umidade também colaborou, com uma frente fria passando pelo litoral do estado.
Jacbonsen disse que a chuva que caiu ontem sobre Curitiba deve se deslocar para a região de Matinhos, no Litoral, mas as condições para novas pancadas continuarão presentes na capital. "A quinta-feira começa com nuvens e abafada. As temperaturas não devem chegar aos 30 graus, mas mesmo assim serão suficientes para provocar mais chuva no fim da tarde", afirmou, ressaltando que não é possível saber com tanta antecedência se a chuva será tão intensa quanto a de ontem. O Centro-Sul, os Campos Gerais e o Vale da Ribeira são outras regiões que podem apresentar pancadas hoje.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora