O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), decretou neste sábado (7) luto oficial de três dias pela morte do ex-presidente de Portugal Mário Soares. O político morreu aos 92 anos no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, depois de passar mais de 20 dias internado.
Em nota, Greca lamentou a morte de Soares e disse que “o mundo perdeu um grande homem”. O prefeito da capital paranaense afirmou ainda que o ex-presidente de Portugal foi um “entusiasmado admirador de Curitiba, para onde veio em abril de 1994 inaugurar, ao meu lado, o Bosque Memorial de Portugal e da Magna Língua Portuguesa”.
“Foi meu parceiro quando, como Ministro de Estado, organizei a comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, no ano 2000, ocasião em que Soares era chefe do Estado lusitano”, diz o prefeito em nota.
O político, que foi fundador e secretário-geral do Partido Socialista de Portugal, foi uma figura fundamental na transição de Portugal de uma ditadura de direita para a democracia. Como primeiro-ministro, levou os portugueses da crise para a entrada na União Europeia. Soares foi presidente da República por dois mandatos consecutivos de cinco anos, de 1986 a 1996.