Rio (AE) Cinco ativistas da organização ambientalista Greenpeace foram presos e liberados ontem pela Polícia Federal, após um protesto no Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, no Rio.
Eles penduraram uma faixa no braço da estátua com a inscrição "O futuro do planeta está em suas mãos". O objetivo do ato foi "chamar a atenção dos governos para a alarmante perda de biodiversidade do planeta e os riscos para a segurança ambiental representada pelos transgênicos", segundo nota da entidade. De acordo com os manifestantes, a mensagem foi endereçada "às autoridades de todo mundo, que estão reunidas em Curitiba para discutir medidas de proteção às diferentes formas de vida na Terra".
A capital do Paraná está sediando a 3.ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena, tratado internacional de biossegurança, e a 8.ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB).
Os ativistas chegaram quarta-feira à noite ao Corcovado e ficaram por lá até o amanhecer, quando quebraram o cadeado da porta que dá acesso à parte interna da estátua. Quatro pessoas subiram no braço do Cristo, onde a faixa foi estendida. Três desceram de rapel.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora