Brasília Representantes da organização não-governamental Greenpeace distribuíram pamonhas ontem no Senado Federal, em protesto contra a aprovação da Medida Provisória 327, que reduziu a distância mínima exigida entre uma plantação de organismos geneticamente modificados e uma área de preservação ambiental, além de autorizar a venda de algodão transgênico plantado ilegalmente e diminuir o quórum para decisões da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).
Os ambientalistas acusaram a MP de representar ameaça às unidades de conservação ambiental. A soja transgênica, que deveria ser plantada a uma distância mínima de 10 km dessas unidades, com a nova regra pode ser plantada a 500 metros. "Por que não preservar pelo menos as unidades de conservação?", questionou, então, Gabriela Vuolo, do Greenpeace.
O Greenpeace apelou não só para os senadores, mas também para a primeira-dama, dona Marisa. Parlamentares receberam carta e documento com argumentos contra a MP, e a organização buscou ainda entregar à mulher do presidente uma cesta com produtos típicos nacionais que, argumenta o grupo, podem sofrer com a abertura do País aos transgênicos. A ONG informou ter enviado e-mail aos senadores com um documento que questiona a edição de sucessivas MPs na área de biossegurança, "com o objetivo de legalizar crimes ambientais cometidos por produtores rurais", segundo o grupo ambientalista.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora