Servidores federais participaram ontem de um dia nacional de paralisação. Os atos envolveram funcionários e professores das universidades federais e de outros órgãos, como Incra, INSS e IBGE. Por causa da manifestação, os três restaurantes universitários da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ficaram fechados durante todo o dia. Além disso, alguns cursos da instituição suspenderam as aulas, de acordo com a Associação dos Professores da UFPR (Apufpr).
A entidade não fez o balanço de quantas graduações tiveram as aulas canceladas, mas afirmou que em alguns cursos, como Química, os professores paralisaram as atividades em solidariedade aos servidores. "Os cursos que dependem de laboratórios, como os de Informática e Biológicas não têm como ter aulas, pois não há servidores para atender. Os laboratórios estão fechados", acrescentou o presidente da Apufpr, Luis Allan Künzle.
Durante a manhã, servidores federais de 31 entidades e professores de quatro universidades (UFPR, UTFPR, Universidade Federal da Integração Latino-Americana e Instituto Federal do Paraná) participaram de uma passeata em Curitiba, da Praça Santos Andrade até a Boca Maldita.
Os servidores técnico-administrativos da UFPR reivindicam reajuste salarial de 22,5% e implantação de uma data para a negociação coletiva anual. A mobilização se repetirá nos dias 9 e 10 de maio e poderá resultar em uma greve nacional.
Rotina quase alterada
Os serviços do INSS em Curitiba funcionaram normalmente na manhã de ontem, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão.
No prédio do Incra, segundo o presidente do Sindicato dos Peritos Federais Agrários (SinfPFA), Geraldo Batista, apenas a chefia e as pessoas que ocupam cargos de segurança estavam presentes.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora