Após sete dias de greve de ônibus em Curitiba – e sem acordo entre empresas de ônibus e motoristas e cobradores –, o presidente do sindicato que representa as viações, Maurício Gulin, pediu paciência à população. “Peço mais paciência da população. Estamos em busca de uma solução para que não seja preciso um novo aumento na tarifa”, disse o presidente do Setransp.
Confira o resumo do sétimo dia de paralisação do transporte público de Curitiba
A declaração foi dada depois do encerramento da segunda audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que acabou sem acordo entre empresas e trabalhadores. Gulin disse ainda que as empresas buscarão manter o diálogo antes do julgamento, que deve acontecer dentro de uma semana. “O diálogo tem que continuar para tentar chegar a um acordo antes do julgamento”, afirmou.
A tarifa foi reajustada em 15% no último dia 6 de fevereiro. Desde então, a tarifa técnica, que representa o valor da passagem repassado da Urbs para as empresas do transporte coletivo, ainda não foi alterada. Desta forma, as viações continuam recebendo R$ 3,66 por passagem paga. O Setransp chegou a demonstrar que, para suprir os gastos do sistema, a tarifa técnica precisaria chegar em R$ 4,57, o que já foi descartado de antemão pelo presidente da Urbs, José Antônio Andreguetto.
Em reunião com representantes do Sindimoc, sindicato dos trabalhadores, Andreguetto afirmou que aguarda o desfecho do dissídio dos motoristas e cobradores para definir a nova tarifa técnica. O presidente da Urbs descarta qualquer aumento de tarifa até fevereiro de 2018, quando há uma nova negociação salarial entre empresas e trabalhadores.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora