Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sem ônibus

Greve do transporte coletivo continua em Ponta Grossa

Motoristas e cobradores, reunidos em frente à garagem da Viação Campos Gerais (VCG), que faz o transporte coletivo em Ponta Grossa, rejeitaram em assembleia na manhã desta terça-feira (27) as propostas apresentadas pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ana Carolina Zaina. A paralisação prossegue até que haja uma decisão judicial para o dissídio coletivo pedido pela VCG na semana passada. A greve está no oitavo dia e prejudica cerca de 100 mil passageiros diariamente.

A terceira audiência de conciliação foi realizada na tarde de segunda-feira (26) na sede do TRT, em Curitiba. As propostas finais foram o reajuste salarial de 7,5%, aumento de 30% no vale-alimentação, que hoje é de R$ 170, adicional de 10,5% nos salários dos motoristas que acumulam a função de cobrador nos micro-ônibus e a antecipação da data-base para 1º de fevereiro. Mas, o Sintropas, que representa os grevistas, mantém a proposta original de aumento salarial de 21% e reajuste de 100% no vale-alimentação.

O TRT estabeleceu prazo até esta terça-feira (27), às 12 horas, para que a empresa e o sindicato dessem seus pareceres, porém, não houve novas contrapropostas. A VCG publicou comunicado no site da empresa informando que a paralisação continua, enquanto que o sindicato informou que vai atender à determinação judicial de que se aumente de 40% para 50% a circulação da frota em horários de pico e 30% nos demais horários.

"Temos a lamentar que a greve continue porque os motoristas e cobradores estão passando frio e tomando chuva em frente à garagem e os trabalhadores da cidade estão sofrendo nos pontos", comenta o presidente do Sintropas, Ricardo Peloze.

A prefeitura de Ponta Grossa abriu a possibilidade de que vans e ônibus de outras empresas façam o transporte coletivo no período da greve. Outra medida, ainda em discussão, é a utilização de veículos oficiais para o transporte coletivo na cidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.