A greve dos funcionários do metrô entra nesta quinta-feira no terceiro dia no Recife. A categoria decidiu manter a paralisação dos trens por tempo indeterminado, em assembleia realizada na noite de quarta-feira (8).
Antes, a categoria participou de uma reunião à tarde com a CBTU, no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, mas não conseguiu chegar a um acordo.
Segundo o sindicato dos metroviários, a proposta do TRT para a categoria foi para os metroviários prestarem serviço nos horários de picos, exceto em jogos de futebol. Também foi feita a proposta de reduzir a multa de R$ 800 mil para R$ 50 mil/dia.
Os metroviários pedem mais segurança e contratação de mais assistentes de segurança, que foram aprovados em concurso realizado este ano.
O sindicato reclama que ladrões armados praticam roubos dentro e fora das estações.Além disso, eles pedem a retirada dos caixas eletrônicos instalados na estações porque atraem quadrilhas fortemente armadas.
"É importante alertar para o fato de que essa greve não tem nenhuma aspecto salarial nem econômico na pauta. Estamos paralisando [os serviços] exclusivamente por segurança", disse Diogo Morais, Presidente do Sindicato.
Os metroviários também pedem que sejam firmados convênios com as polícias militares e federais, reforço em dias de jogos de futebol e garantia de dupla de seguranças nas atividades feitas pelos funcionários ao longo dos trilhos.