Servidores em frente a agência do INSS na Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Os servidores das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve nesta terça-feira (7) em todo o Paraná. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social e Ação Social do Paraná (Sindprevs), todas as 73 agências do órgão no estado estão fechadas. Um dos diretores do sindicato, Nelson Malinowski, estima que cerca de 90% dos 1,3 mil servidores que trabalham nas agências previdenciárias do Paraná aderiram à greve.“O começo da greve tem uma adesão muito forte”, afirmou. A paralisação ocorre em apoio à greve nacional da categoria, que atinge 13 estados.

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Malinowski afirma que todos os atendimentos que são agendados via telefone deverão ser reagendados. No entanto, segundo ele, isso não implicará em prejuízos à população. “Para a concessão do benefício irá valer a data do primeiro agendamento”, afirma. A única exceção serão as perícias médicas. “Nas agências em que há médicos, as perícias podem ser realizadas”, diz o diretor sindical.

Os principais pontos de reivindicação são aumento salarial e reposição de funcionários via concurso público. Há ainda a tentativa de incorporação de benefícios pagos como bônus aos salários. Os funcionários novos também exigem um plano de carreira. O reajuste salarial linear reivindicado é de 27% e o sindicato pede ainda paridade, ou seja, que o valor aplicado aos funcionários da ativa seja também aplicado aos aposentados.

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Outro lado

A assessoria de imprensa do INSS informou, em nota, que os segurados que possuam agendamento para atendimento em uma Agência da Previdência Social e que não sejam atendidos em razão da paralisação dos servidores terão sua data de atendimento remarcada. Segundo o órgão federal, o reagendamento será realizado pela própria Agência e o segurado poderá confirmar a nova data ligando para a central de atendimento 135 no dia seguinte à data originalmente marcada para o atendimento.

Segundo a assessoria, o INSS considerará a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, para se evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados.

“O Ministério da Previdência Social e o INSS têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os interesses de todos”, finaliza a nota.

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